terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

NOSSO BLOG - OBJETIVO

Blog vem da abreviação de weblog: web (tecido, teia, também usada para designar o ambiente de internet) e log (diário de bordo).

O Blog é uma ferramenta do mundo virtual que permite aos usuários colocar conteúdo na rede e interagir com outros internautas.

Nosso trabalho inicial utilizará o blog como uma fonte de motivação visando à leitura e produção textual, servindo para registrar os conhecimentos adquiridos em aula, durante os projetos de estudo, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons.
“O processo da linguagem ocorre na interação entre o eu e o outro” (BAKHTIN, 1981, p. 144) e quanto mais os interlocutores estiverem inseridos no mesmo contexto sociocultural, mais facilmente o processo comunicativo ocorrerá com sucesso.
Para que isso seja possível, é importante que vocês escrevam comentários sobre os textos postados e, ao término de cada pesquisa, possam produzir seus próprios textos.  


BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

CASTELLIANO, T. A comunicação e suas diversas formas de expressão. Rio de janeiro: Record, 2000
EMEDIATO, Wander. A Fórmula do Texto: redação e argumentação, e leitura – São Paulo: Geração Editorial, 2008. “Técnicas inéditas de Redação para alunos de graduação e ensino médio”.
NADÓLSKIS, H. Comunicação Redacional Atualizada. 9ª. São Paulo: Saraiva, 2009.
NEVES, R. C. Comunicação empresarial integrada: como gerenciar imagem, questões públicas, comunicação simbólica, crises empresariais. 2. Ed. Rio de janeiro: Mauade, 2000.
PIMENTA, Maria Alzira. Comunicação Empresarial. 4ª. São Paulo: Alínea, 2009.
Bibliografia Complementar

ABREU, Antônio S. Curso de redação. 11ª. São Paulo: Ática, 2008.
CAHEN, Roger. Comunicação Empresarial. São Paulo: Best Seller, 2003.
CAMPEDELLI, Samira. Produção de textos e usos da linguagem. 2 a. São Paulo: Saraiva, 2000.
CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves. Linguagem e Comunicação Social: visões da linguística moderna. São Paulo: Parábola - 2002
FARACO, Carlos Alberto. Prática de Texto. 7ª. Petrópolis: Vozes, 2001.
GOLD, Miriam. Redação Empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalização. 2 a. rev e atualizada. São Paulo: Makron Books, 2002.
MARTINS, D.; ZILBERKNOP, L. Português Instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. 25. Ed. São Paulo: Atlas, 2004.
NASSAR, Paulo. O que é comunicação empresarial. São Paulo: Brasiliense, 1995.
PRESTES, Maria Luci de Mesquita. Leitura e (re) escrita de textos: subsídios teóricos para o seu ensino – 4. Ed. Ver. E corr. – Catanduva, SP: Editora Respel. 2001